quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reforma de cadeira

Oi gentem! Sentiram minha falta?!

Então, estava aqui tentando terminar um empreendimento e no meio do caminho sempre surge uma pedra não é verdade?! Como eu sou lesada e minha sorte não é das mais trabalhadoras do pedaço, claro que não veio uma pedra, veio um asteroide de uma vez!!!!

Eu tenho algumas cadeiras mais velhinhas em casa, daquelas bem básicas de cozinha estilo "casas bahia"mesmo, cromada, que oooobvio, não estava mais cromada em toda sua perfeita forma. Virou um misto de cromado e ferrugem, não muito agradável de ser ver. Como arquiteta e metida a artesã, resolvi meter a mão eu mesma e solucionar o problema!!



A cadeira sofredora!!


Andei pesquisando sobre como pintar cromado, e confesso que as informações são de endoidar a gente, o que acabou só me confundindo mesmo!! Como estava olhando tintas da Sulvinil para uma casa que estou fazendo o projeto de interiores, acabei tropeçando no Spray multiuso da Sulvinil... A ideia parecia boa!!!

Só que eu geralmente não sossego enquanto não resolvo o que me incomoda, e saí correndo em busca do tal spray. Fui na loja da Sulvinil e o vendedor disse que não teria problema, que poderia somente lixar a peça, limpar bem a ferrugem com um pano com alcool, para retirar o pó da lixagem e passar o spray.

E o problema começou antes mesmo de começar a lixar... Quem diz que a HULK aqui consegue desparafusar aquele troço que tava já, na sua grande maioria, todo enferrujado?!!! Quase meu marido perdeu um dedo tentando tirar os parafusos de lá!! AVISO: antes de mexer com a cadeira peçam pros seus maridoes, namoradoes, vizinhoes, amigoes ou qualquer oes que tenham por perto pra abrir, principalmente se a cadeira for mais velhinha!!!



Cadeira desmontada


Depois de todo o stresse, ver meu lindo marido com a cara roxa de tanto fazer força, abrimos e soltamos as partes dos assentos. EEE!!! Posso lixar agoraaaa!!
Aí começa mais um terrorismo!!! AVISO: façam com luva!!! - já saberão o porque!!!- primeiro, o vendedor me deu uma lixinha muito da merreca, parecendo as lixas dagua que uso pra lixar minhas bonecas blythes - quem tem sabe do que to falando!! - mas segui a orientação dele ne, ele que entende, eu é que não oras!!!

La fui eu, lixando, lixando, lixando, lixando, lixando, lixando, lixando, lixando, lixando, lixando, lixando e lixando ainda mais... Ate aí ja tinha acabado com a folha da lixa que ele me deu e só consegui lixar UMA mísera cadeirinha... detalhe, minhas mãos que ficaram enferrujadas!!! - lembram da luva?!! Ainda bem que não sou o homem de lata do Magico de Oz, senao ja viu!!- acabou simplesmente com minhas mãozinhas... eeee ela nao ficou tao fosquinha quanto era pra ficar, a ferrugem saiu praticamente toda, e o spray "diz" que você pode aplicar por cima que tudo bem... entao tá ne?!! Limpei bem com pano umido em alcool, esperei secar um pouquinho e daaaa-lhe passar spray!!!!!!!!!!!

Gentem, acabei com uma lata de spray naquela cadeira!!!! Não sei se sou muito perfeccionista, mas ficava um lugar um pouquinho mais enrrugado a pintura, lá ia mais um jato de tintaaaa!! AVISO: nunca faça na brita, já verão o porque!!! - E você tem que ir virando a peça, pra pegar em todos os lados, inclusive embaixo e nos cantinhos mais dificeis de pegar com determinadas posições do spray. Cara, eu fui virando a cadeira e depois tive que repintar boas partes porque arranhei tudo nas britas!!! Fala se eu não sou descordenada?!! É meu karma, só pode!! Por isso eu digo, SE EU CONSIGO, VOCÊS TODOS CONSEGUEM!!!



Cadeira pintadinha!!!

Outro detalhe importante, é que você deve fazer alongamentos do dedo que aperta o botãozinho do spray... sabe porque?! Porque no final você simplesmente tá pedindo arrego, jogando a toalha no chão meeeermo! O dedo fica todo vermelho, doído pacasss, e lembrem - usem luva!!! - porque fiquei com metade da mão branca, porque pra ajudar ainda tinha vento e voou metade do spray no braço, no tênis, no rosto... foi uma festa!! e laia!

Após essas desgracera toda aí, esperei secar e fui atrás dos tecidos pra forrar a bendita da cadeira... Eu ando numa fase muito azul, tudo que vejo em azul é lindo, podendo ser até galão de agua, é lindo e ponto final!!!!

Fui numa loja e comprei tecido pra sofá mesmo, de revestimento. Eles tinham uns la impermeaveis e tals, mas pro tamanho da área que é (minuscula), e pela diferença horrenda de valor entre eles, optei pelo tecidinho normal mesmo!! AVISO: como eu sou chata, acabei escolhendo um tecido listrado. Nesse caso você tem que cuidar com a metragem que vai comprar porque aí depende de como você quer as listras na sua peça! Senao pode ficar em cima na horizontal e embaixo da vertical entende?!

Na loja, comprei também aqueles pregadores que você martela e pimba, prende o tecido... esqueça isso!! CORRA disso! É sério!! Compre uma daquelas grampeadoras específicas pra isso, que é muito melhor! Vale a pena! Na minha eu paguei R$45,00 e recomendo!! Eu tentei com aqueles "alfinetinhos" e nada do troço entrar no compensado da cadeira!! E aquelas peças são pra isso, lembrando!!! Gente, aquilo foi me irritando de uma forma, que no final, pra fechar com chave de ouro, claro ne, se lembrem que sou EU fazendo, consegui acertar a bordinha do dedo com o martelo!! Cara, aí foi o fim... chorei, esperniei, maaas, fazer o que?! Fui lá e comprei o grampeador! hehe!!!

Tecido cortado, com bordas ao redor, não se esqueça ne?! Vocês tem que dobrar o tecido no fundo da cadeira e aí grampear!! E pronto!! Você vai grampeando e puchando o tecido, grampeando e puchando o tecido, cuidando sempre pra ele não se mexer, no meu caso por causa das listras - senao imagine, as linhas estariam em diagonal agora!! - e puchando bastante também pra ele não ficar enrugado nem empapuçado!!



O fundo da cadeira, detalhe pra dobrinhas no tecido, pra esticar bem!!



E aqui a pequena cadeira... quase pronta!!


Agora tenho que costurar a parte de cima ainda, e aí prender de novo com os parafusos! Está quase lá! Logo mostro o resultado final!! Abaixo vou colocar os materiais usados!!!

cadeira
tecidos a escolher (metragem depende do modelo da cadeira)
Grampeador específico para esses trabalhos

Grampos (no meu caso comprei separado pq não vinham no aparelho - lembrem de ver o tamanho que o grampeador recomenda)

Spray multiuso Sulvinil da cor escolhida

Lixa

pano com alcool


Não resisti em mostrar o resultado antes mesmo de terminar!!! Espero que gostem da idéia e reformem o que você tem em casa! A idéia é ser sustentável! Pra que jogar fora, se pode ser reestilizado!! Uma cara nova é sempre bem vinda!!

Abraços a todos e See ya!!!

16 comentários:

  1. miga.. só vc mesmo para me fazer rir essas horas da noite.. huahua tu é doida de pedra miga.. a maior arteira que eu conheço.... te adoro muito e ficou linda viuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila,

    Menina, ri muito com a saga da cadeira, mais valeu a pena, ficou maravilhosaaaaa, tenho duas aqui em casa precisando de uma renovada também, o duro é a coragem, rs.
    Tenha uma ótima sexta!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, estava procurando uma solução para as minhas cadeiras e achei aqui.Obrigada, Lucy

    ResponderExcluir
  4. Olaa... nossa aconteceu a mesma coisa comigo... não consegui desparafusar a cadeira sozinha... estava mto enferrujada... uma lixa só nao deu... hsaus mas adorei a dica de como prender o tecido na cadeira!

    ResponderExcluir
  5. Oi Priscila, estava procurando na internet exatamente o que vc fez... e aí, deu certo? a pintura não descascou com o tempo? aguardo tua resposta, bjs...

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei o texto...
    Simples jeitinho de explicar...
    Vou fazer a experiência...Tenho um quarteto fantástico lá em casa precisando de um up..Abraços e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei o texto...
    Simples jeitinho de explicar...
    Vou fazer a experiência...Tenho um quarteto fantástico lá em casa precisando de um up..Abraços e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, mas só pode ser com ponta spray? E depois vc passou alguma coisa? Tipo cera?

    ResponderExcluir
  9. Estava procurando isso mesmo,detalhe já passei na minha para fazer um teste o tal primer,mas não deu resultado que eu queria,vou lixar para tirar,eu não sabia que era lixar e aplicar o spray,agradeço por ter postado e me salvado,achei que não ia conseguir pintar minhas cadeiras que tem só 20 anos kkk,amei muito obrigada e que Deus te abençoe sua linda. Parabéns sua cadeira ficou lindíssima e nova😙😙😍😍

    ResponderExcluir
  10. Preciso reformar minhas 4 cadeiras,são cromadas e assento branco,quero trocar por preto,moro na rua sobralia 279 Vila Gea Santo Amaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cadeiras tem muitos pontos de ferrugem,011..982930418.

      Excluir
  11. Não precisou usar primer antes da tinta?

    ResponderExcluir
  12. Olá gostaria de saber quanto tempo durou a pintura e se não descascou algum tempo depois

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...